Chegou o frio e a chuva e com eles as gripes e constipações! Muitas vezes confundidas, existem diferenças que são importantes conhecer para saber que medidas devemos adotar!
Ambas tem origem vírica, mas não são causadas pelo mesmo vírus, e por esse motivo originam sintomas diferentes.
Gripe
A gripe é uma doença infeciosa aguda que afeta as vias respiratórias. Transmite-se através da tosse e espirros e pelo contacto próximo com pessoas infetadas ou superfícies e objetos contaminados.
Os sintomas surgem repentinamente e são intensos, com duração curta, entre 3 a 4 dias e recuperação completa de aproximadamente 1 a 2 semanas.
Principais sintomas:
⦁ Mal-estar geral
⦁ Febre alta⦁ Dores musculares
⦁ Tosse seca
⦁ Dores de cabeça
Recomenda-se repouso, ingestão de líquidos, como água e chá, e medição frequente da temperatura. Caso seja necessário utilização de medicação no alívio dos sintomas deve consultar o seu médico ou farmacêutico.
Constipação
A constipação é um infeção viral que afeta as vias respiratórias superiores: nariz, garganta e ouvidos. Transmite-se através da tosse e espirros, contacto próximo com uma pessoa infetada ou com superfícies ou objetos contaminados.
Os sintomas surgem gradualmente, são ligeiros e maioritariamente associados ao nariz e garganta. Duram entre 7 a 10 dias, sendo que alguns podem prolongar até 1 a 2 semanas.
Principais sintomas:
- Espirros
- Corrimento e/ou congestão nasal
- Dores de garganta
- Tosse
- Podem ocorrer dores de cabeça e febre baixa, mas são pouco frequentes
A constipação, regra geral, cura-se espontaneamente, no entanto podem adotar-sealgumas medidas para aliviar os sintomas: descanso, ingestão de líquidos e limpeza do nariz com soro fisiológico ou água do mar para o alívio da congestão nasal. Caso seja necessário utilização de medicação para o alívio dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

Como prevenir?
O sistema imunitário é fundamental na prevenção de infeções como gripes e constipações. Para além de uma alimentação nutricionalmente completa e variada, prática de exercício físico e sono reparador, podemos reforçar e aumentar as defesas do nosso organismo através de suplementação.
A alimentação é sempre a principal via para obter as vitaminas e minerais essenciais para o bem-estar geral do organismo, no entanto, quando não é suficiente, um suplemento alimentar pode ser o aliado perfeito.
Para reforçar o sistema imunitário devemos escolher suplementos com vitaminas C, D, E e B6, minerais como o zinco e o selénio e extratos de plantas como a equinácia, sabugeiro.
A Tua Farmácia deixa algumas sugestões:
